Um Real para um Futuro sem Riscos Nucleares

Still do filme Enola

5ª edição do Uranium Film Festival do Rio de Janeiro planejado para Cinemateca do MAM Rio. 

Seis meses antes do reator nuclear de Fukushima explodir, o festival de filmes sobre energia nuclear "Urânio Em Moviemento" foi fundado, em 2010, no bairro artístico de Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro. Hoje o festival, internacionalmente conhecido como "International Uranium Film Festival", é o maior festival internacional de cinema dedicado a toda cadeia nuclear e os riscos radioativos: da mineração de urânio às usinas nucleares, lixo radioativo e acidentes nucleares. Ele é um festival contra o esquecimento: O horror das bombas atômicas e daqueles que sofrem com elas, e os acidentes nucleares, como de Chernobyl e Fukushima, ou do acidente do Césio 137 em Goiânia, não devem ser esquecidos e nem repetidos. A informação sobre os riscos é a melhor prevenção. 

O próximo festival no Rio de Janeiro está planejado para o segundo semestre de 2015 na Cinemateca do MAM Rio. Mas o festival precisa de apoio e doações individuais. Só no Brasil temos provavelmente mais de 50 milhões de pessoas conscientes e que desejam um futuro saudável sem riscos nucleares. Só R$ 1,00 de cada pessoa consciente é suficiente para realizar o festival no Rio de Janeiro. 

O festival está agora no seu quinto ano e tem um acervo com mais de 200 filmes nucleares. Nós já conquistamos um reconhecimento mundial. Trazemos dezenas de cineastas e diretores de cinema de vários países, da Alemanha à Índia, com os seus filmes atômicos para o Rio de Janeiro e para a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde o festival acontece anualmente. O festival já se consagrou como a casa dos “cineastas atômicos e nucleares”,  o "Cannes Atômico". 

"Os filmes foram realmente comoventes e estou muito honrada de participar do festival. O que vocês estão fazendo é muito relevante e importante neste momento. Obrigada novamente por me incluir neste festival incrível", disse a cineasta japonesa Yoko Isabelle Kumano.

Por outro lado, o Uranium Film Festival do Rio recebeu convites para organizar mostras em várias outras cidades e países. Assim o festival já viajou com os seus melhores filmes para importantes cidades como São Paulo e Salvador, Lisboa, Munique, Nova Delhi, Mumbai e Hyderabad, Nova York, Washington DC, Santa Fe, para a capital da Jordânia, Amã, e recentemente para Quebec-City e Montreal. Em setembro próximo estará pela quarta vez em Berlim. 

Urânio Em Moviemento, o Uranium Film Festival do Rio de Janeiro, lança luz sobre todas as questões nucleares. Apoie o festival do Rio! O festival é um projeto do "Arquivo Amarelo", uma associação cultural sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro e registrada na Agência Nacional de Cinema e no Ministério da Justiça.

Contato:

Arquivo Amarelo / Uranium Film Festival

Rua Monte Alegre, 356 / 301
Santa Teresa / Rio de Janeiro / RJ
CEP 20240-194 / Brasil

info@uraniumfilmfestival.org

Doação via transferência bancária

Arquivo Amarelo

CNPJ 14.798.860/0001-27

Banco Bradesco / Agência Fátima - RJ

Nº do banco: 237 / Nº da Agência: 2803

Nº Conta Corrente: 012060-0

 

TV Deutsche Welle e TV Brasil sobre o Festival

http://www.dw.de/radioatividade-vira-tema-de-festival-de-cinema/av-17963772

http://tvbrasil.ebc.com.br/futurando/episodio/radioatividade-e-o-tema-do...

www.facebook.com/uraniumfilmfest
www.facebook.com/uranioemmovimento
https://twitter.com/URANIUMFESTIVAL

"O Uranium Film Festival não é simplesmente um evento, mas uma experiência." Gabi Moscardini, Produtora Caverna.