Program Ferrel 2020

 

FerrelINTERNATIONAL URANIUM FILM FESTIVAL in Portugal in FERREL, the declared Capital of Resistance to Nuclear Power, March 13 and 14, 2020

 

March 13, 2020, 6 p.m. - Opening  /  Download Programm

 

Presentation of the documentary film project "Were the Bell Tolled against Nuclear Power" (Onde o Sino Tocou Contra o Nuclear)

Brazil, Portugal, Germany, 2020, directed by Norbert G. Suchanek, produced by Márcia Gomes de Oliveira, a short film project, 20 min, Portuguese with English subtitles

Before Fukushima, March 11, 2011, Chernobyl, April 26, 1986 and Three Mile Island, March 28, 1979, there was Ferrel: On Monday March 15, 1976, at seven in the morning the lace maker Crealmina da Silva Belo in the coastal town of Ferrel struck the bells of the Nossa Senhora da Guia church like never before. In doing so, she is calling on people from Ferrel to oppose Portugal's first planned nuclear power plant. On foot, by donkey car, tractor, bicycle and trucks, the approximately 1500 inhabitants of Ferrel marched to the location of the plant nuclear power station and occupied it. Ferrel's farmers, fishermen and lace maker women started a movement, supported by local journalists and musicians, that stopped Portugal's nuclear energy plans from the beginning. The nuclear power plant of the German company Kraftwerk Union (KWU) was never built.

 "Were the Bell Tolled against Nuclear Power"  is the first short film project about a unique and successful story of civic courage in the far west of the European continent. In 2019, the Portuguese Parliament unanimously declared Ferrel in Peniche as „the Capital of the resistance against nuclear power“.

 

14 de março

10:00 horas

INSEPARÁVEIS (Inseparable / Motylki)

Ucrânia, 2013, Direção Vitaliy Vorobyov. Produção FILM.UA. Produtor Victor Mirsky. Produtora de Criação Olesya Lukyanenko. Produtora Executiva Katerina Shvet. Diretor de Fotografia Pavel Kulakov. Roteirista:Valeriy Mukharyamov. Elenco Mariya Poezhaeva, Yuriy Borisov, Andrey Kazakov, Yuliya Rytberg, Yuriy  Nazarov. Romance, 118 min, Russo com legendas em Português.
 
A coragem acima dos níveis da radiação! 26 de Abril de 1986, em Pripyat, na Ucrânia, está acontecendo o maior acidente nuclear da História. Milhares de pessoas são removidas da região e, ao mesmo tempo o governo da União Soviética manda milhares de soldados para Chernobyl como „liquidators“. Os jovens soldados enfrentaram radiação de alto nível, quando estavam tentando combater este desastre nuclear. Nesta ficção, um dos jovens soldados „liquidator“ se apaixona por uma jovem de Chernobyl que se recusou a ser removida. Este é um relato de vida e morte, amor e perda, coragem e estoicismo diante da impossibilidade. Baseado em um romance, „Inseparáveis“ ensina a realidade de uma catástrofe nuclear que nunca mais deve ser repetida. Um filme para todos e em todos os tempos. Prêmios:  International Uranium Film Festival Melhor Longa Metragem de Ficção 2015 -  VFX in a TV Episode, FICCI BAF Awards 2014  -  Platinum Remi Award, WorldFest Houston 2014  -  Silver Plaque, Chicago International Film Festival Television Awards 2014

14:00 horas

FUKUSHIMA NO DAIMYO (O Senhor de Fukushima)

Itália, 2014, Direção Alessandro Tesei. Documentário, 20 min, Japonês com legendas em Português.
 
Quase dois anos após o acidente em Fukushima, Masami Yoshizawa, um pequeno criador de gado que se recusou a deixar a zona de evacuação, explica o que passou a ser a sua missão na vida que lhe resta. A terra dele está contaminada para sempre. No entanto, ele permanece em sua fazenda e trabalha para que as consequências trágicas da exposição radioativa sejam conhecidas em todo o mundo. A sua fala é o centro deste curta-metragem poético, realizado durante a segunda viagem do cineasta italiano Alessandro Tesei ao Japão, com o fotógrafo Pierpaolo Mittica e a pesquisadora Michele Marcolin. Ele quis entender as mudanças que estavam ocorrendo na zona proibida.  http://www.alessandrotesei.com/portfolio/fukushima/

 

FUKUSHIMA – 5 DIAS DECISIVOS (Taiyo No Futa / The Seal Of The Sun)

Japão, 2016, Direção Futoshi Sato, Produção Tamiyoshi Tachibana, Ficção, 90 min, Japonês com legendas em Português. 
 
Em 11 de março de 2011, um maremoto de magnitude 8,7 atingiu a Central Nuclear de Fukushima I, provocou derretimento de três dos quatro reatores da usina, vazamento de gases, explosões e liberação de materiais radioativos que contaminaram o ambiente. Segundo o Primeiro Ministro à época, Naoto Kan, foi o dia em que o Japão quase desapareceu. Baseado em fatos reais, esta ficção retrata a reação do governo, as operações para conter o avanço da radiação, os riscos e a perigosa verdade sobre o desastre de 11 de março de 2011.
 

16:30 horas

 

JORNADA AO LOCAL MAIS SEGURO DA TERRA (JOURNEY TO THE SAFEST PLACE ON EARTH)

Suíça, 2013, Direção Edgar Hagen, Produção Hercli Bundi. Documentário, 100 min, Alemão com legendas em Português. 
 
O lixo das usinas nucleares é uma ameaça por milhares de anos. O filme reflete sobre a busca de um lugar seguro para depositar este lixo altamente radioativo. Uma viagem da Suíça a China em busca de um depósito final. Declaração do Diretor: Desde que a energia atômica foi usada pela primeira vez para fins comerciais, em 1956, enfrentamos um dilema: produzimos "energia limpa", mas criamos o subproduto mais perigoso de todos os tempos. Esse lixo nuclear de alto nível representará uma ameaça por centenas de milhares de anos. Atualmente existem 350.000 toneladas no mundo - com mais 10.000 produzidas a cada ano. Em todo o mundo, os resíduos são colocados em piscinas de resfriamento, em locais de armazenamento provisório. Para escapar desse dilema, todos os países produtores de energia atômica adotaram a mesma estratégia política: encontrar locais adequados em repositórios geológicos profundos para livrar as gerações futuras dessa ameaça, por toda a eternidade. Muitos países passaram décadas pesquisando locais adequados, realizando pesquisas científicas, mas ainda não se chegou a um resultado bem sucedido. O filme viaja para os confins da terra em busca por respostas. https://edgarhagen.com
 

18:00 horas

 

OPERACIÓN FLECHA ROTA. ACCIDENTE NUCLEAR EN PALOMARES (Operação Flecha Quebrada. Acidente Nuclear em Palomares, Espanha)

Espanha, 2007, Diretor Jose Herrera Plaza. Produção Antonio Sánchez Picón. Documentário, 96 min, Espanhol e Inglês com legendas em Português. 
 
Dois aviões americanos colidiram em Janeiro de 1966 e caíram em Palomares (Almería), na Espanha, com quatro bombas poderosas de hidrogênio, Bombas H. Duas bombas explodiram sua carga convencional, o que fez com que o material radioativo se espalhasse sem controle, devido ao vento forte. Na época, se iniciou a descontaminação parcial da área e a investigação da contaminação residual sobre as pessoas e o ambiente, no denominado "Projeto Indalo". Declaração do Diretor: Por meio século, 1.500 seres humanos têm vivido enganados e rodeados por vários quilos de plutônio espalhados pelo vento e pela chuva no Mediterrâneo e ao redor. Esta é a história de uma mentira que nasceu durante a Guerra Fria, a ditadura de Franco e a gênese da indústria nuclear na Espanha. Uma história ainda viva, aberta, à procura de uma solução final. Sobre o Diretor: José Herrera Plaza é formado em Economia e Audiovideo. Trabalhou no Canal Sur Television como operador de câmera, continuista e video trailer. Escreveu e dirigiu os curtas La Carta (1991) e Herrumbre (1993). Foi assistente de diretor em Arqueologia Industrial em Almería (1984) e nos filmes 180º o la Tacones sale a la calle (1987) e Las diez y diez (2002). É co-autor do livro “Operación Flecha Rota. Accidente Nuclear En Palomares”. Ed. Junta de Andalucia. Consej. Cultura. Sevilla 2003. ISBN: 84-8266-355-0.
 

Com a presença do diretor do filme José Herrera Plaza

 

20:00 Encerramento

 
Local & Parceiro
Presidente Pedro Barata
Rua Jardim Infantil, nº 4 | 2520-161
Ferrel (Peniche)
 
Contato
International Uranium Film Festival 
Norbert G. Suchanek
Idealizador, Fundador e Diretor Geral    
Márcia Gomes de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva
 
Escritório
International Uranium Film Festival 
Rua Monte Alegre 356 / 301
Santa Teresa / Rio de Janeiro / RJ
CEP 20240-195 / Brasil
www.uraniumfilmfestival.org
Email: info@uraniumfilmfestival.org
Tel: (0055) (21) 2507 6704   /   (0055) (21) 97207 6704
 
www.facebook.com/uraniumfilmfest
www.facebook.com/uranioemmovimento
https://twitter.com/URANIUMFESTIVAL
__________________________________________________________________________________________________________

Informação é Prevenção!

O International Uranium Film Festival é o maior festival de cinema dedicado a toda cadeia nuclear: da mineração de urânio às usinas nucleares, bombas atômicas, acidentes nucleares, medicina e ciência nuclear e lixo radioativo. O festival lança luz sobre todas as questões nucleares e luta contra contra o esquecimento: O perigo das bombas atômicas, os acidentes nucleares, como de Chernobyl e Fukushima, Palomares e os acidentes radiológicos, como em Goiânia com césio 137, não devem ser esquecidos. Mas o International Uranium Film Festival somente é possível com contribuições de pessoas, empresas e instituições conscientes. Colabore!
 
Agradecemos aos nossos Apoiadores e Parceiros 2020 de Rio de Janeiro, Ferrel, Almería e Berlim

   

Cachaca Magnifica Rio de Janeiro

                                     

 

            

Planetarium BerlinIPPNW

Sayonara Nukes Berlin

Friedensglockengesellschaft