One Day

(Um Dia)
Brazil, 2011, 16 min, Portuguese/English Subtitles
Production: Trator Filmes

This documentary is about the nuclear issue in Brazil and about the nuclear accident of Fukushima in Japan. Fukushima opened the discussion about the security of Brazils nuclear power plants. Anti-Nuclear activists demonstrates in the Japanese quarter Liberdade in São Paulo.

Brazilian Premiere

No dia 11 de março de 2011 um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter atingiu a costa Nordeste do Japão, gerando 2 tsunamis, um deles com 40 metros de altura e matando cerca de 20 mil pessoas.

Como se não bastasse a tragédia natural por si só, a população japonesa se viu à frente de um dos maiores desastres nucleares da história, quando, após o tremor, a usina de Fukushima entrou em colapso.

4 reatores derreteram, derramando combustível nuclear, desalojando mais de 250 mil pessoas, deixando plantações inteiras impróprias para cultivo e toda a comunidade pesqueira sem seu principal produto.

Um mês após a tragédia, no dia 11 de abril desse mesmo ano, um grupo de pessoas se reuniu na praça da liberdade, no centro de São Paulo para, numa vigília silenciosa, homenagear as vítimas dos desastres e chamar a atenção do governo brasileiro para os riscos de uma fonte de energia cara, perigosa e suja como a nuclear.

O curta "Um Dia" documenta esta vigília em tom de funeral, contextualizada numa das maiores tragédias da história moderna.

Alex Miranda and Joana Guinle