Uranium Film Festival Portugal 2019

Uranium Film Festival em URGEIRIÇA 2019

Von Rio de Janeiro nach URGEIRIÇA, Viseu & Mangualde: Uranium Film Festival in Portugal vom 13. bis 15. September 2019.

Vom 13. bis 15. September 2019 findet das Uranfilmfestival zum zweiten Mal in Portugal statt. Doch dieses Mal hat das Festival nicht Lissabon als Veranstaltungsort gewählt, sondern die Region, wo sich eine der in Welt ältesten Uranmininen befindet: Nelas im Zentrum Portugals. Das Festival wird zusammen mit dem lokalen Partner, dem Verband der ehemaligen Uranarbeiter (ATMU) Portugals organisiert. "Wir laden alle herzlich ein zu Filmvorführungen und spannenden Debatten mit Filmemachern, Wissenschaftlern, Spezialisten und ehemaligen Arbeitern des Uranbergbaus in den Städten Urgeiriça, Viseu und Mangualde", sagt die Direktorin des Uranium Film Festivals, Márcia Gomes de Oliveira. "Wir freuen uns auf ein unvergessliches Ereignis!"

Programm in Kürze!

 

SOBRE O URANIUM FILM FESTIVAL

40 anos Three Mile Island, 33 anos Chernobyl, 32 anos Goiânia, 8 anos Fukushima e 9 anos do Uranium Film Festival:  Em 2019, o International Uranium Film Festival completa 9 anos de trabalho em prol da vida e do meio ambiente, reunindo “filmes atômicos” que lançam luz sobre todos os riscos da energia atômica que nascem com a mineração de urânio e se acumulam na cadeia nuclear até ao lixo altamente radioativo que ainda hoje não tem um lugar seguro no mundo. 

Em 2010, alguns meses antes do reator de Fukushima explodir, o Uranium Film Festival foi fundado no Rio de Janeiro, pelo jornalista alemão Norbert G. Suchanek e pela cientista social brasileira Márcia Gomes de Oliveira. É o primeiro festival de cinema no mundo a abordar toda a questão nuclear: de Hiroshima à Fukushima, da mineração de urânio ao lixo nuclear. O festival combina arte, ciência e justiça ambiental à medida que informa sobre todos os riscos da radioatividade.  

Informação é o primeiro passo para prevenção e proteção: Radioatividade é invisível, não tem cheiro, cor e nem som. Somente quando você conhece os riscos, você consegue se proteger contra eles. Segurança nuclear não é uma questão somente para uma comissão nuclear, é uma questão de todos nós: da dona de casa ao jornalista esportivo, do pescador ao cineasta e atriz, do estudante secundarista ao médico, do gari ao físico nuclear.

COLABORE

O International Uranium Film Festival somente é possível com doações de pessoas, empresas e instituições conscientes. Lamentavelmente, a maioria das empresas que se dizem social e ambientalmente responsáveis ainda não apoiam o festival, embora o festival já tenha alcancado sucesso mundial.

Se você puder nos ajudar, basta fazer sua doação, de qualquer valor. Apenas sugerimos um valor acima de R$ 40,00 / 10 Euro tendo em vista as taxas e custos das transações bancárias. Sua ajuda será importante para organizar Uranium Film Festival como agora em Portugal, anualemente no Rio de Janeiro e mais aonde ele precisa estar. Faça sua doação por um mundo consciente dos riscos nucleares. Não podemos esquecer ás catastróficas consequências de Hiroshima, Chernobyl, Goiânia e Fukushima ou dos riscos diárias da mineração, processamento e uso de urânio e demais minérios radioativos.

Márcia Gomes de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva, Uranium Film Festival
 
Norbert G. Suchanek 
Idealizador, Fundador e Diretor Geral, Uranium Film Festival
 
Entre em contato para mais informações e detalhes bancários info@uraniumfilmfestival.org
Ou doar via PayPal
 

 

CONTATO

International Uranium Film Festival
Rua Monte Alegre 356 / 301
Santa Teresa / Rio de Janeiro / RJ
CEP 20240-195   /  Brasil
www.uraniumfilmfestival.org
Email: info@uraniumfilmfestival.org